17.4.17

Correio atrasado (22)


Stone Temple Pilots, “Plush”, in https://www.youtube.com/watch?v=V5UOC0C0x8Q    
Também havia pobreza e mendigos num país tão rico. Estava diante do primeiro mendigo de rua desde que chegou a Vancouver. Era, talvez, uma ideia feita, a de que países com abastança não têm pobres para mostrar. Os filmes pertencentes à dita colonização cultural americana tinham a culpa nesta perceção formatada. Ou era por causa da sua desatenção geral às dores do mundo, às quais nunca foi de prestar muito cuidado.
Não foi por falta de advertência. O primo Arnaldo não se cansava de vituperar “a América”, apontando, com uma diligência metódica, os pecadilhos varridos sob o tapete pelo jugo da colonização cultural americana e pela constante reverência da comunicação social ao capitalismo e à globalização exportadas pela “América”. (Não havia reunião de família em que o primo Arnaldo não subisse ao púlpito e agarrasse, através da palavra militante, em tom enfático, o protagonismo e o enfado dos demais.) O primo Arnaldo era devoto filiado no partido comunista, militando na linha mais ortodoxa. Ocupava lugar destacado na concelhia local. Ainda continuava a acreditar que a diabolização da ex-União Soviética era uma conspiração urdida pelas forças capitalistas. Nunca deu grande crédito à exaltada catequização do primo Arnaldo.
O mendigo estava meio deitado no chão, recostado sobre o cotovelo direito, empunhando uma caneca metálica. No seu regaço, um pequeno cão adormecido, com o consolo do queixo pousado na barriga do mendigo. O homem era ainda jovem. Se o olhar não o atraiçoava, o mendigo não teria ainda trinta anos. Como acontece em todos os lugares, o pedinte escolheu lugar numa das ruas mais movimentadas da cidade, uma rua comercial destinada apenas a peões. Talvez tivesse mais sorte e conseguisse ativar a bondade dos passeantes e, ao fim do dia, o pecúlio desse para enganar as dores da subsistência. O carteiro parou do outro lado da rua. Ficaria ali algum tempo a observar o mendigo, para ver se a generosidade dos habitantes locais era louvável, para observar os preparos do mendigo.
Ficou impressionado com o olhar estático do mendigo, perdido no firmamento. O tempo passava e o pobre homem parecia ter emoldurado o olhar num qualquer lugar mental, muito distante do lugar físico em que se encontrava. O olhar mostrava uma tristeza profunda. Uma idade, se fosse medida através do olhar ausente, sexagenária. Era como se apenas o corpo do mendigo estivesse sentado contra as arcadas da rua e o resto tivesse sido obliterado, ou pelas memórias que o homem queria evocar em sua defesa, ou pela encruzilhada em que metera a sua vida. As pessoas passavam à frente do mendigo, ele continuava com a caneca metálica esticada à sua frente demandando a comiseração dos passeantes, o cão permanecia absorto num sono profundo e imperturbável. Nem uma alma se mostrara disponível para deixar uns trocos na caneca metálica do mendigo.
Num repente, o cão ergueu a cabeça. Porventura assustado com um ruído que o carteiro não dera conta, o animal espetou as orelhas, ficando de atalaia a qualquer sobressalto que pudesse afligir o mendigo. O cão era o guardião do mendigo, contrariando a ideia de que os mendigos que se fazem acompanhar de cães se despojam de si mesmos, se preciso fosse, para alimentarem o animal de companhia. O mendigo continuava impassível. O olhar vítreo, perdido algures numa dimensão física no enquadramento do seu olhar, mas mentalmente refugiado numa ausência, não se desviou uma só vez. Quase podia jurar que o pedinte nem sequer pestanejara. Não parecia incomodado com a ausente piedade dos passeantes.
Apeteceu-lhe interpelar o mendigo para saber mais da sua vida. Queria saber de onde era, que partidas severas sofrera, como sobrevivia, onde dormia, como comia, como seria socorrido se fosse acometido pela doença, se tinha família ou estava sozinho no mundo. Parou a tempo. Por respeito ao pobre homem imerso em sua profunda miséria, não o quis importunar. Seria um injusto egoísmo seu. Em não podendo ajudar o mendigo, concluiu que era soez aproximar-se para saber a sua história de vida. A demanda seria uma violência para o mendigo, obrigado a resgatar as contrariedades que o trouxeram àquele estado, obrigando a levantar fervura a todas as insuportáveis dores que o minavam por dentro.
Para agravar o estado de coisas, um manto de melancolia começou a abater-se. Estava condoído com o mendigo, impressionado com o seu olhar ausente, sinal da ausência de uma alma sob os despojos de um corpo assim esvaziado de substância. Estava a começar a ficar incomodado com o seu egoísmo, que reprimiu a tempo. Admitiu que não estava em condições para ajudar o pedinte. Antes que as coisas ficassem piores, e ele refém daqueles estados de apoplexia que se autoinfligia com alguma regularidade, e antes que as dores do mendigo (mesmo sem delas saber o fundamento e os cambiantes) se contagiassem, decidiu sair daquele lugar, intempestivamente.
Não se coibiu da hermenêutica do episódio. Tratar-se-ia de uma fuga. Outra vez. Outra fuga. Para piorar o estado de alma, a tiracolo soergueu-se um genuíno egoísmo, que o incomodava. Admitiu tudo. Despiu o episódio de significado. Sozinho, não pode ser algoz das dores dos outros. No rescaldo do episódio, intuiu que não fora fuga o que acontecera. Pela primeira vez em muito tempo, os olhos ficaram marejados. Para sua surpresa, por causa da miséria alheia. O que, olhando para trás, era insólito.

Sem comentários: