21.9.11

Memorabilia


In http://rlv.zcache.com.br/simbolo_da_foice_do_martelo_de_urss_camiseta-p235991033542904951z85gp_152.jpg
O tribunal de justiça da União Europeia proibiu uma empresa de usar simbologia comunista na imagem dos seus produtos. Vigilantes como só eles sabem ser, os comunistas caseiros com residência estabelecida no parlamento europeu já protestaram contra a – dizem – intolerável limitação à liberdade de expressão da empresa. A D. Ilda Figueiredo berrou a indignação.
Daqui vai um naco de solidariedade com a D. Ilda e os camaradas em geral: isso de asfixiar a liberdade de expressão não é coisa que se faça (nem arte que a saudosa União Soviética e os restos de comunismo que ainda sobram das ruínas não saibam praticar com diligência). Que mal vem ao mundo se uma empresa quiser usar a foice e o martelo e bandeiras com o vermelho garrido que evocam os tempos em que o comunismo ainda não tinha ganho espessura arqueológica? O tribunal é tacanho. Parece atemorizado pela possibilidade de o comunismo ressuscitar das cinzas por uma simples empresa querer, por duvidosas opções estéticas, usar a memorabilia comunista. Não chega para tirar os fantasmas da hibernação.
Por este andar, o tribunal ordenava a todas as ASAE nacionais para inspecionarem de fio a pavio as lojas de roupa e apreenderem as t-shirts estampadas com as fuças do Che Guevara. As ASAE nacionais iriam depois às lojas de roupa usada e deitavam mão dos artefactos (blusões, gorros, pins, etc.) que são a tralha sobrante da ex-RDA e da ex-URSS.
O que retive nesta (imagino) apoplética intervenção da D. Ilda foi o enamoramento dos camaradas por um símbolo do capitalismo. Agora já defendem empresas privadas, esses expoentes do odioso capitalismo? Não imagino que os camaradas lusitanos tenham aprendido os caminhos da redenção, que é como quem diz, que tenham começado a empacotar a ortodoxia ideológica. A menos que estejam a receber inspiração da China e tenham descoberto uma fórmula inovadora que faça a síntese entre Lenine e Estaline e a livre iniciativa privada.
Fico agora à espera que a D. Ilda e seus correligionários se insurjam contra a proibição constitucional ao fascismo. Quando o sol se levanta é para todos.

Sem comentários: