12.10.12

Pelo buraco da fechadura


In http://i.olhares.com/data/big/285/2854067.jpg
Bonifácio trabalhava no ministério. No ministério de que todos falavam. Ele era os jornais, ele eram os programas de debate na televisão, os homens e mulheres de todas as idades e condições sociais que apanhava a falar nas ruas. Bonifácio deixara de ser contínuo. Andou por lá, a fazer os fretes aos assessores e aos funcionários de carreira, vinte longos anos. Aprendeu a ser observador. Estava no andar onde o ministro tinha gabinete. Conviveu com vários ministros naqueles anos de economato, serviço de cafés, diligente abertura de portas e genuflexões como mandam os costumes. Conheceu feitios diferentes nesses ministros. Uns afáveis, outros com peneiras, outros tão altivos que faziam questão de o tornar irrelevante. Mas o Bonifácio subiu a escada das novas oportunidades que plantaram o conhecimento. Um ministro tomou conhecimento do seu caso. Convenceu-o ao tirocínio da universidade:
- “ó homem, andam por aí tantas cavalgaduras emproadas, asneirentos do saber que julgam ter, que você não deslustrava. Só lhe falta o canudo.
Bonifácio não percebeu que o ministro se servira do sarcasmo e que, com o propósito de amesquinhar subordinados e adversários (o clima no ministério era de guerrilha), o meteu na mesma cartilha. Em vez de discernir o apoucamento, Bonifácio meteu os pés ao caminho e três anos depois estava de canudo universitário na mão. Subiu no ministério, deixara de ser contínuo. Uma ascensão vertiginosa: de um gabinete de estudos passara para o gabinete dos assessores do ministro. Tinha um método infalível. Espiava os colegas, com a ajuda de um pirata informático amigo. Nas reuniões onde se cozinhavam os miolos, jogava em antecipação aos outros assessores. O ministro começou a apreciar as suas qualidades. Aos seus botões, Bonifácio chamava a tática do buraco da fechadura. Um dia, saía do ministério, garboso do alto do seu fato dispendioso, deu de fuças com o ministro que lhe prognosticara sucesso universitário sem imaginar que Bonifácio seria capaz. Estendeu-lhe a mão e o antigo ministro ficou atónito a olhar para ele.
- “Conheço-o de algum lado?
- Ao que Bonifácio retorquiu “se a memória não deixa, digo-lhe eu: do buraco da fechadura onde lhe espiava, ali no ministério, os segredos todos”.

Sem comentários: