30.7.13

Despir de preconceitos (ou despir os preconceitos?)


In http://www.espalhafactos.com/wp-content/uploads/2011/09/sergiogodinho.jpg
Há alguém que possa dizer que não vive aprisionado a preconceitos? Haverá alguém que suba ao cume da honestidade intelectual e garanta que não se deixa amordaçar por um preconceito aqui, outro ali? Há quem se julga tutor das ideias desassombradas e jure a pés juntos que não tem as peias do preconceito. São os maiores preconceituosos. Escondem-se na penumbra que assobiam para o ar, querem convencer quem eles conseguem convencer que não trazem as algemas do preconceito. E, todavia, à menor distração, escorregam para o preconceito tão preconceituoso como o preconceito que dizem combater.
Eu tenho preconceitos. Tento combater alguns. Outros, julgo-os irremediáveis – pelo menos no tempo e na perspetiva em que me encontro, que não são variáveis inertes. Admito os preconceitos. Por exemplo, e só como um exemplo, não conseguir ouvir as cantorias do Sérgio Godinho, músico que domina o “rock folclórico”. Já tentei. Esforcei-me por esquecer que o Godinho foi camarada nos tempos em que ser comunista era pergaminho necessário no meio artístico. Assim como assim, todos temos direito a fazer marcha-atrás, ou a meter agulha por outras veredas que selam o arrependimento do passado. E quando esse arrependimento soa a negação de um sórdido totalitarismo, tanto melhor. Mas nem assim consigo escutar o Godinho a trautear as suas melodias e os poemas (dizem-me que o são, poemas).
Procurei despir-me de preconceitos – é a expressão da língua comum – para entender o Godinho e o seu rock folclórico. Dei comigo a derrapar para o acessório sem dar conta do essencial: dever-se-ia dizer “despir de preconceitos” ou “despir os preconceitos”? Quem se despe de preconceitos é como se ficasse nu, tal como veio ao mundo, predisposto às influências que eram rejeitadas enquanto o vestuário era feito de preconceitos. Não acredito no recuo a um estado pós-embrionário, como se tudo o que estivesse para trás pudesse ser esquecido.
Os linguistas deviam reconsiderar a expressão idiomática. Na impossibilidade de alguém se despir de preconceitos (porque implica um estado comatoso de amnésia pessoal), a melhor tradução seria despir os preconceitos. Virá-los do avesso, ou pô-los de lado para experimentar o que eles negam. Depois vêm as possibilidades: ou a experiência gratifica a atitude de despir o preconceito, logo ali reduzido às suas cinzas; ou a experiência confirma a antipatia, devolvendo o preconceito como vitualha que vergonha alguma deve esconder.
O Godinho continua a ser um dos meus maiores preconceitos. Figura de proa do “rock folclórico” – e a categoria, se é que importam as categorias por entre géneros musicais tão voláteis, não é garantia de elogio ou de estética (medida pelos meus tão subjetivos parâmetros).

Sem comentários: