25.12.13

Em excesso de velocidade (e os guarda-chuvas mortiços)

In http://n.i.uol.com.br/ultnot/album/091111_f_013.jpg
Já que a latitude não oferece um natal branco, que nos sobre a possibilidade de um natal tempestuoso. A tempestade meteorológica, bem entendido, com vento em velocidade excessiva, chuva em catadupa, água a cercar-nos pelos lados que há. E as pessoas em sua azáfama matinal, que as últimas compras ficam sempre para o fim, molhadas até aos ossos, os seus rostos piedosamente clamando pelo aconchego da casa.
Até que lá cheguem, mais água sobre os agasalhos, e quando os agasalhos não aguentam tanta água, ela verte-se nos ossos. Até que lá cheguem, vão de carro ou a caminho da paragem do autocarro, metem os destemidos guarda-chuvas à intempérie. É vê-los dobrados, incapazes de sobreviverem ao vento em excesso de velocidade. Virados do avesso, a armadura metálica deixando voar o tecido que devia amparar a chuva, e mais uma bátega de água encharcando o corpo que nunca pediu tanto por casa como numa véspera de Natal tão molhada.
Pela rua, o lixo muda de feição. São guarda-chuvas que perderam serventia, assassinados pela tempestade que se pôs. Um cemitério de guarda-chuvas. Quanta serventia a sua, se era tão vertiginosa a velocidade do vento? Até que fossem depostos já fatal caricatura da função que devia ter sido sua, deram a luta que puderam dar. Bem queriam ser uma campânula onde os seus donos se abrigassem da chuva desbragada soprada pelo vento furacanado. Debateram-se, com a solidariedade interessada de seus donos, que enquanto os ajudavam na luta desigual faziam esgares de desprazer, tanta a quantidade de água com a bênção das nuvens que sobre eles se abatia. A maior parte dos guarda-chuvas terá morrido em combate, tamanho o cemitério deles pelas ruas espalhado.
Daqui a uns dias, os consultórios de médicos e as urgências dos hospitais estarão apinhados com gente engripada. Ainda não houve quem fabricasse guarda-chuvas à prova de furacão. A indústria devia pedir conselhos aos peritos (do clima e da resistência de materiais).

Sem comentários: