22.12.15

Competências tardias (ou: o engenheiro filósofo)

Tame Impala, “Remember Me”, in https://www.youtube.com/watch?v=27RYzoZLR7w
Tinha a mania que era analista. Das coisas contemporâneas. Pedagogo da fina análise, em pose grave, talvez ensaiando para o matrimónio com o serviço público que, em boa verdade, tinha tanto a perder por o não ter no seu seio (salvo seja). Digeria os acontecimentos passíveis da fina análise. Raciocinava, ato contínuo. O que não se sabe, é se a digestão era demorada ou abreviada. Suspeita-se da segunda hipótese, a crer pela prolixidade da análise, em boa verdade, na inversa proporção da finura que a mesma pretendia alcançar.
Comunicava. Não gostava de guardar nas bainhas pensamentos que fervilhavam com tanto talento. E quando se evocam as pretensões comunicacionais do eminente filósofo de algibeira, não é por acaso: ao verter em texto o produto da exegese da atualidade, dirigia-se aos leitores que eventualmente estivessem nessa condição.
Diz-se dos génios que estão três passos à frente da gente comum. Era o caso do engenheiro que descobriu uma tardia inclinação para a filosofia. Era tão fina a análise, uma análise que até as vanguardas analíticas deixava a milhas, que ninguém entendia as prosas em que mostrava a sua lente do mundo. O mal seria dos destinatários, por incultura ou incapacidade intelectual. Era, de uma penada só, um pedagogo e um letrado que emprestava a sua genialidade ao mundo. Estava a cargo do mundo reconhecer a qualidade destes préstimos, com a devida gratidão que engorda um ego tão carente de público reconhecimento.
Sobra, dos seus prantos da infelicidade, que não tinha audiência. Não se sabe se era por ninguém o conseguir perceber, ou se por quem conseguia acompanhar a sua catarse das coisas concluir que a contemporaneidade por ele decantada só existia na sua cabeça. O país (e o mundo, logo a seguir) ficava mais pobre ao não tributar o reconhecimento de que o engenheiro filósofo, do fundo das suas profundezas, se julgava merecedor.
É o que dá quando alguém que tem de si uma elevada consideração muda o rumo para tardias competências, sem medir que lhe falta o húmus que ampara as competências tardias que julgou açambarcar por autorrecreação. Sobra o risível da função. Mas não vem grande mal ao mundo. O mundo agradece que umas figuras circenses o interpretem ao contrário do que ele é, só para o tornar mais complexo e dar guarida a um exército inteiro de analistas de fina análise. Assim como assim, figuras circenses são sempre um entretenimento.

Sem comentários: