25.9.17

Cais forte

The Rapture, “In the Grace of Your Love”, in https://www.youtube.com/watch?v=BVjdyAdAXZo    
Não é por ser aniversário. É por ser como é – e nada pode contra a totalidade que não admite contestação e que nos vem parar às mãos. Sob a luminosidade singular das palavras que se irradiam em tua presença. No capaz abrigo de uma fortaleza à prova de bala, contra todos os infortúnios, inigualável seguro de vida contra sobressaltos que se ensaiem. É como se houvesse um rio indomável e medonho a correr na nossa direção, ameaçando caos, e fosses o dique que represa as águas, domando-as sem remissão.
Encontro cais seguro dentro das paredes que são os limites sem limite do teu corpo. Do teu sorriso sem hipotecas, um desassombro de fulgor, proclama-se um paradigma ímpar. Dos teus espelhos sobram as palavras-pétala, os sentimentos aformoseados que são lições, muitas vezes lições de que não se consegue guardar vestígio. Lições tão majestosas e difíceis de reproduzir, a não ser por dentro das veias tuas onde parece o ouro ser a seiva. Não é segredo confessar o esteio que és. Foi preciso chegar à madurez inteira para ter percebido que ainda havia tanta grandeza por sentir, tanto mais ainda por aprender – como se do tempo pretérito sobrasse apenas um imenso esquecimento, ou então dele fosse possível apenas converter uma insólita inexperiência. Por ti, aprendi o significado das mãos e de como elas são uma maré cheia.
Ao teu lado, é como se o tempo se demorasse numa quimérica transfiguração dos conceitos. Somos os domadores desse tempo e a nós vem a empreitada de inventar novos calendários. Entre os olhares que fixamos, juntamos as ameias de onde se avistam os refúgios precisos. Não é por medos alheios; somos tanto e tão grandiloquentes que não sobejam temores com visível céu por pano de fundo. É o que nos percorre nas veias e juntamos em coreografias únicas, tu dançarina exímia e eu, relutante aprendiz. Não faltamos à verdade que em nós se arqueia. E nem as rugas, entretanto despejadas de costume, desaprovam o sortilégio que é o aquário em que nidificamos, a água mirífica que me dás a beber.
Para o ano, outro aniversário. E eu sei que as pedras do cais onde lanço âncora, do cais forte de que és frontispício singular, não se esgotam na curvatura do tempo. Pois é o tempo que aprende connosco e, por isso, temos a vaidade de dizer dele seremos seu curador.

Sem comentários: