29.9.17

Se me é permitida a divergência

LCD Soundsystem, “Tonite” (live at Later…With Jools Holland), in https://www.youtube.com/watch?v=2KFIOfNCq4Q    
Se me é permitida a divergência: não convoco aos mares as almas desaproveitadas, por falta de tempo, pela ausente paciência com os propositados descuidados de quem se oferece carente à atenção dos outros. (Nunca apreciei o Calimero.)
Se me é permitida a divergência: vou ao fundo de um poço sem fundo, se preciso for, para arrancar da medula um vestígio de pensamento, um vestígio que seja, nem que se soerga na forma de amontoado ininteligível, pois a serventia do caos é arrotear as fráguas que depois fazem tenção de ungir os apreciados instantes que merecem demora, dando-lhe o húmus substancial.
Se me é permitida a divergência: corro contra as nuvens plúmbeas de onde se pressentem os punhais afiados, e continuo a correr com o amparo dos corrimões gastos, por onde não têm cabimento os furtivos caçadores de almas que não pedem meças aos escrúpulos.
Se me é permitida a divergência: deixo a decisão da representação para os outros, os mais sapientes, os mais transversalmente conhecedores, os seguidores acríticos das seitas a concurso, os que desalmadamente vociferam discursos que têm tanto de soberba como de frívola observação dos objetos relevantes, e depois pedem (por intermédio da palavra febril, inflamada, mundana) aplauso ao séquito, deixo a decisão principalmente aos possuidores do bastão benzido pela moralidade (já que em mim é tamanha a sua ausência).
Se me é permitida a divergência: cicio palavras quiméricas sem o medo da indevida hermenêutica, nem de cais rompidos pela maré dos preconceitos estultos.
Se me é permitida a divergência: pergunto as perguntas todas, não vá uma curva traiçoeira do tempo aplacá-lo a meu desfavor e as ausentes perguntas ficam em irresolúvel débito.
Se me é permitida a divergência: mergulho na cozinha e nos preparos da gastronomia, experimento e invento, desviando o olhar de canhestros paredes-meias com a indigente palavra que não se entretece em raciocínio. (Não vá o raciocínio ficar ofendido com a analogia.)
Se me é permitida a divergência: deixo ao tempo futuro o legado do silêncio.
Se me é permitida a divergência: quando aceitarem a minha divergência, parto em demanda da divergência de mim mesmo.

Sem comentários: