7.12.20

Martelo e meio

Einstürzende Neubauten, “La Guillotine de Magritte”, in https://www.youtube.com/watch?v=Qu27ILI4B0c

As nozes são teimosamente rijas, era preciso um martelo e meio para recusar a sua resistência. E, todavia, não perdem qualidades só por se congeminarem forças insuspeitas que as protegem das arremetidas. Também não se recusam as uvas só por terem grainhas.

Antes que seja convocado o borda d’água, clareiem-se as ideias que estavam fundidas numa amálgama de desculpas. Por vezes, há uma resistência interior, uma inércia inexplicável, que se joga contra a fortuna de uma empreitada. A empreitada demora-se, faz-se arrastar ao longo do tempo que também se arrasta. Não é possível fugir da encomenda. Mas as distrações povoam o horizonte limítrofe. O olhar, reativo como é, persegue cada impulso sussurrado pelas distrações sem saneamento. Se fosse ao fundo do baú onde escondidas estão as costuras de um estar rejeitado, dir-se-ia que se trata de demónios a adejarem em pose conspirativa.

Não sendo o caso, mergulhe-se dentro do próprio labirinto. Fundeiem-se as origens dos impedimentos que adiam a entrega da encomenda. Não é da função em si, que não foi aceite com precipitação nem é assunto que cause desprazer. Que seja vasculhado nas funduras o especioso embuste que acorrenta a uma certa inércia. Procura-se saber por que fica intermitente o pensamento, agora pusilânime. Ensaiam-se múltiplas hipóteses. Não se obtém confirmação, todas as hipóteses despidas de serventia. Acaba-se a função a acreditar que se tratou de outra distração. Só no fim das contas é que foi descoberto. Um alibi para postergar o adiamento (se é permitido o atropelo semântico).

As margens estão ocupadas por uma água parada, uma água que parece enfeitiçar o lado obscuro a que não se está habituado. O caudal, estagnado. Não se sabe se as águas fluem sob a fina camada da superfície, escondidas. É o que se espera. Que um mero jogo de aparências combinado com o decano aliciamento para a desídia seja a mordaça que importuna. Aposte-se um martelo e meio que a rija casca das nozes será derrotada.

Sem comentários: