15.2.21

Sobre o significado de deus-dará

Balla, “Ao Deus Dará”, in https://www.youtube.com/watch?v=tbbFgUP-r6Y

Ele há um personagem que se automutila, de si dizendo estar “ao deus-dará”. Percorre os segmentos do dia infausto, carregando aos ombros o sinal da desdita. Precisa de compaixão. Confessa-se ao deus-dará, à espera que uma alma caritativa exerça a compaixão. Mas não tem a certeza que a compaixão seja remédio que o anula do deus-dará.

Os generosos em lista de espera não perguntam por que está o personagem ao deus-dará. Prestam-se à compaixão. A bondade exerce-se. Não interessa se quem a recebe está em estado de a receber, ou se é um pretexto para adiar espantalhos que se ficcionam em suas cabeças. Se alguém os desafiar a aclararem o que é estar ao deus-dará, desinteressam-se da empreitada. Alguns falam com desconhecimento de causa (nunca se sentiram ao deus-dará); outros, que já transitaram pela angústia e se consideraram reféns do deus-dará, preferem embaciar o passado. 

Não é ao acaso que teria serventia saber o que é ficar ao deus-dará. Para intuir como agir em conformidade. A voz comum dirá que ficar ao deus-dará é não ter cais onde aportar, uma orfandade que se pressente quando a alma meandra pelos seus interstícios. Uma fragilidade que não pode ser resolvida pelo próprio. Os dados lançados congeminam contra o sujeito que se expõe ao deus-dará. Só o grande jogo das circunstâncias, aleatório, pode resolver o dilema e retirá-lo das garras dos fantasmas que encarnam o deus-dará.

Dizer que alguém fica ao deus-dará pode encerrar outro significado: desliga-se o hífen entre as duas palavras, que ficam desamortecidas. Se em vez de se dizer “ao deus-dará” se disser “ao deus dará” (o que, na oralidade, não revela diferenças), parece uma promessa com sinal divino: ao deus dará, na medida do que vier a ser dado por deus. O que pode fermentar divergências. Os crentes não aceitam que o que for dado por deus seja coercivo. Os ateus ajuramentam o vazio.

Ao deus-dará é uma provação de deus? Ou o deus-dará só se abate sobre os incréus, como punição de deus sobre os que dele descreem? Ou ao deus dará sela uma jura que deus cuidará de cumprir? Nunca foi feito o inventário das almas atiradas para o exílio de um deus-dará (ou deus dará, com hífen despojado). Deus ainda não teve tempo para desatar os nós que tratam deste emaranhado.

Sem comentários: