13.7.22

Filho de um século menor

Smoke City, “Underwater Love” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=zFBuGeKkb2I

Não era a favor do apressamento da alma. Em tudo o que fosse pensamento, preferia a lucidez do miradouro, como se lhe fosse dada a vez de ser curador de um fiorde imaginário (esta não era a geografia dos fiordes).

As pessoas costumavam balizar-se por gerações. Nunca compreendeu esta arbitrariedade. Não aceitava que as gerações correspondessem a compartimentos estanques. Como se distinguia quem nascesse no dealbar de uma década de outrem que tinha nascido uns dias antes, ainda durante a vigência da década anterior? As convenções insistiam em arremeter pela possibilidade mais fácil – os tutores das convenções alegavam, em sua defesa, que precisamos de critério para simplificar as coisas. Mesmo que soubessem que as coisas gravitam numa outra órbita, feita de complexidade. Nunca havemos de deixar de parte o fingimento de que somos feitos.

Em vez do estatuído, preferia uma janela de tempo mais larga: falava de séculos em vez de décadas. De acordo com este critério, era filho de um século menor. Quem assim cunhou o século era exigente com o século em curso, usando a moderação na avaliação dos séculos que se ordenaram na cronologia. É esta a natureza dos Homens, quando não se entretêm com o autodeslumbramento que os aloja num irremediável narcisismo: o critério para aferir a medida em que nos encontramos é mais exigente do que o de tempos anteriores. 

Este é um século menor. Por mais que se angariem as proezas dos Homens clarividentes, dos que mandatam o avanço da espécie legitimado em variegadas legendas, o século ficava aquém do esperado. O balanço ainda inacabado (o século está longe da decadência) deixava o século longe do que em seu nome os otimistas haviam prometido. Este é um Homem que é filho de um século menor – afirmava-se, categoricamente, atirando sobre o século uma cólera sem paradeiro.

Os trabalhos são inacabados, porém. Um laivo de esperança irradiava sobre o porvir. Havia sempre um olhar que queria esconjurar as sombras do presente, ancorando-se na promessa de um futuro de outra cepa. Era uma jura arriscada: ao invocar a outra cepa, ninguém podia garantir que ela não fosse pior do que a cepa conjuntural. Uma escadaria não omite a possibilidade de descer uns degraus na etimologia da civilização. Contemplar esta possibilidade faz do Homem presente o filho de um século menor. 

Sem comentários: