5.8.22

Centavo (o magnata emergente vai ao espaço)

David Bowie, “Space Oddity”, in https://www.youtube.com/watch?v=iYYRH4apXDo

Ilustre, o magnata, vai subir por dez minutos ao espaço. É hoje. Os jornais gostariam de saber quanto custou a excentricidade. Muito do povo, invejoso, atira para cima do magnata o opróbrio da excentricidade. 

Mas quem tem a ver com o dinheiro do poderoso e influente magnata? Eu queria ir ao espaço, pagando a eventual, mas não divulgada, fortuna para o efeito? Não. Teria outras finalidades para essa fortuna, que não me apetece revelar. Muito do povo invejoso – entre o qual se contam: mesquinhos que treinam a pior inveja dos que militam na abastança; outros que não têm problemas de solvência material, mas que medram na inveja dos que se situam mais acima do ranking destas mundanidades; e gente vacinada pelo dogma da ideologia, adestrada nos vitupérios sobre os ricos – usaria uma hipotética abastança para dar corda às mais variadas excentricidades. 

É legítimo que assim sonhem. Tão legítimo quanto o boçal aspirante a astronauta amador pagar uma não divulgada fortuna para fazer um tão efémero tirocínio espacial. Deixá-lo ir. Deixá-lo usar um quinhão da sua riqueza para uma excentricidade. Quem não for dado a excentricidades, mesmo daquelas que dispensam um balde de dinheiro, que atire a primeira pedra. Alguns dirão, a favor das suas reservas mentais, que o emergente magnata é um vaidoso da pior cepa e que a tão breve incursão no espaço é só mais uma manifestação da sua ostentação – e as ostentações são enervantes. O prisma está errado. Faz algum mal o magnata passar um com certeza avultado cheque para ter um cheirinho do espaço? Dirão, outra vez em desacordo, os mais críticos: é só para o indivíduo exibir a sua superioridade sobre o comum dos mortais, ele lá cima, brevemente no espaço a ostentar a posição hierárquica ainda mais superior a todos nós, aqui em baixo, tão submissos. 

Não se cansem com a retórica. O indivíduo passa os dias a ostentar essa condição e não tem os pés num mapa sideral.

Sem comentários: