11.12.23

O dia em acordou a acreditar no pai natal

Lianne La Havas, “Weird Fishes” (live at Glastonbury), in https://www.youtube.com/watch?v=8m-dNdXt1KA

Nem que fosse cinturão negro, não conseguia domar as forças sinistras que o cercavam. Tinha a certeza que não vinham do além (procurou saber, mas não encontrou as coordenadas GPS do além; o além não tinha grandes probabilidades de existência). Os dias hipotecados desarrumavam a lucidez que ainda sobrava. Andava aos solavancos, de socalco em socalco, refém da lei do acaso.

Furtivamente, um lampejo de sol rompeu a densa cortina de nevoeiro. Se fosse penhor de outros preparos, diria ser uma epifania: do raio de luz desceria a imagem de uma santa para abençoar o trágico descaminho que se tornara a sua vida. Trágica, mas abençoada por uma figura beatífica, a vida respirava melhor.

Era dia para acreditar no que não acreditava. De manhã, acordou a acreditar no pai natal. Faria os possíveis para não silenciar a ilusão da meninada que dezembra com a esperança de o pai natal lhe calhar em sorte. Se fosse preciso, oferecer-se-ia para pai natal ambulante numa daquelas operações de cosmética de lautas superfícies comerciais que enganam os tolos só para fazerem mais bolos. Mas não importava, o soez capitalismo que nos desalma. O que importava era o gáudio da criançada enquanto não toma as rédeas do pensamento e destrona o pai natal do pedestal entretanto estilhaçado.

Não tinha barba cã e hirsuta; estava difícil ser contratado como pai natal ambulante. Ainda invocou a desdieta de que herdara, contra a sua vontade, adiposidades que o tornaram mais lateral – assim como assim, o pai natal nunca fez dieta, é uma personagem roliça. Os mecenas do marketing não ficaram convencidos. Era muito novo para ser um pai natal convincente, até com um disfarce com o dedo dos melhores peritos. 

Tentou, ao menos. Às vezes, nem a perseverança, nem o melhor voluntarismo, desmentem os factos. Pudessem outras ser as costuras do saber para conseguir ser, por um dia que fosse, o que acreditava não existir. Para o curriculum ia uma nova entrada: candidatura a pai natal ambulante fracassada pelo desmazelo dos mandantes. Essa garantia era imprescritível. 

Sem comentários: