11.1.24

Limão

Anohni and the Johnsons, “Scapegoat”, in https://www.youtube.com/watch?v=iNHE_mfjb8c

Arregaças as mangas à coragem, dizem-te para beberes de um trago o sumo do limão. Eles não sabem que para ti os limões são doces. Bebes, de um trago, como pediram. Provas a tua coragem. Disfarças: sabes que não se afere a coragem pelo embargo que escondes dos outros. Sabes que não interessa acolher a coragem, que não é medida pelo olhar dos outros. 

O limão é que te escolheu. Arrumaste o corpo no apeadeiro onde o limão esperava por ti. Chegaste ao cais e reparaste no limão que caiu de madurez excessiva. Estavas sozinho. Ninguém podia reprovar a intenção de te saciares na acidez do limão. 

(Pressentiste que o limão era ácido: é da norma os citrinos empunhados em árvores do domínio público serem ácidos: a pública disponibilidade determina a sua má linhagem – admitindo que a acidez quadra com uma má linhagem, o que não é admitido por todos. As provas de madurez não demoviam a ideia da acidez do limão derrubado.)

Meteste os dedos na casca rugosa do limão. Despedaçaste a casca com dois golpes dos dedos, o resto da casca veio atrás com o pelar sistemático dos dedos. O limão estava maduro. Aqui e ali, maduro de mais. Os gomos desfizeram-se na boca. Sentias o sumo módico a agredir as gengivas que se ofereciam como parede à passagem do fruto. Confirmava-se a acidez do limão. Exultavas: os limões foram feitos para serem inventário da acidez pura. 

Depois vinha um lugar-comum preceituar sobre o sumo do limão. Um golpe astucioso para transformar a acidez em doçura. O açúcar somado à polpa do limão cuidava da mediação entre a acidez e o dulçor. As pessoas, entretidas com uma alquimia pária, estavam arredadas da lucidez. O sumo adoçado adulterava a raça do limão. Se fosse para fingir os impropérios quando a boca era testada pela acidez do limão, comesses – por exemplo – laranjas (das naturalmente doces).

Não desaprendias. O limão convivia com a incorrigível acidez. Como dizem os matemáticos, dois negativos totalizam um positivo.

Sem comentários: