12.2.24

A gravata preta é facultativa

Idles, “Gift Horse” (live at The Tonight Show Starring Jimmy Fallon), in https://www.youtube.com/watch?v=miab9-uYra8

Os rostos enlutados disfarçam o pesar. Parecem mineiros, quando se libertam do sequestro das entranhas da terra e tudo neles é negror. Rostos destes soam a pessoas raptadas. Não sabem o que é o ócio, tão empenhadas em afocinhar na angústia. 

Arranjam pretextos para esconderem um sorriso. As viúvas que hibernaram depois da partida do consorte. Os homens reformados que ainda não aprenderam a usar o tempo livre e amaldiçoam a inatividade a que a idade (e as leis) os condenou. As mulheres desamadas que teimam ser companheiras de homens que deixaram de olhar para elas como mulheres (porque já não são homens como dantes). Os mais jovens, os que já aprenderam a pensar e estão sitiados na envenenada fortaleza da adolescência. E aqueles que repetem a insatisfação, usando uma criteriosa imaginação para a fundamentar – os que se extinguem por dentro de um bem-estar minoritário que aos seus olhos deixou de fazer sentido. Exercem um luto diferente: estão enlutados porque foram eles que deixaram o viver de lado. Têm o azar de nunca terem tido azar.

O somatório destes lutos carrega permanentemente o céu. O chumbo pesa sobre o dorso das pessoas. Já se habituaram ao ar irrespirável, são seres que se adaptam quando querem. Os funerais são uma procissão de melancolia onde o tempo é uma tortura, estende-se sacrificialmente no tempo maior que o tutela. Quando amigos que não se viam há muito tempo estão sentados à volta da mesa, o exercício de nostalgia é pungente: o que corre atrás das memórias exuberantes é a melancolia de só as poderem resgatar com a mediação das palavras. 

Se houvesse imperativo código de vestuário, a gravata preta devia constar do rol. À falta de se poder desenhar uma nuvem negramente carregada sobre os melancólicos incorrigíveis, como se a nuvem os metaforizasse, teriam de usar a gravata fúnebre. Para evitar o contágio do luto aos outros que estão longe de estarem enlutados.

Sem comentários: