22.2.24

Fato à medida

Roxy Music, “More Than This”, in https://www.youtube.com/watch?v=kOnde5c7OG8

I. Todas as nuvens eram feitas de nada. Vistas do chão, pareciam ter o peso do chumbo quando o mar as empurra para serem pródigos aventais de chuva precipitados sobre a terra. 

II. Aquele era o homem que perdia seis ou sete guarda-chuvas por ano. Não desistia. Haveria de vir o ano em que não seria constantemente derrotado pela distração. Uma coisa é o esquecimento. Outra é a distração. Ao menos, ainda não tinha chegado ao estado mais elevado de decadência. As pessoas estão habituadas a contentar-se com pouco.

III. As crianças fugiam do manicómio. Atravessavam para o outro lado da rua quando saíam da escola, em barda e ruidosos. Os pais avisavam para terem medo do manicómio. Exageravam: ou atravessavam a rua para o outro lado, ou a loucura dos loucos do manicómio atravessava as paredes e apanhava as crianças. Ninguém quer ser louco, de acordo com a pedagogia dos pais.

IV. Mais tarde, algumas crianças, entretanto adultas, conheceram a loucura. Era de gente que não estava emoldurada nas paredes do manicómio.

V. Das pessoas que vão na rua, quantas estão afogadas na depressão? Quantas são reféns de fantasmas que usam o apelido da loucura para as convencerem que ficaram loucas? Devia haver uma ASAE para controlar os gurus das almas que decretam, com a ligeireza de uma folha caduca, depressões e loucuras tratáveis.

VI. E a saúde mental dos gurus das almas, quem trata dela?

VII. As ruas esburacadas pareciam o espólio da instabilidade das pessoas. Era como se andassem precariamente, cambaleando de um lado para o outro. Uma espécie de embriaguez ditada pela miséria social que transborda. Um engenheiro corrigiu o diagnóstico: as ruas estão esburacadas por causa da chuva. Foi desmentido por um geofísico (e pelo cidadão comum atento ao tempo que faz): este foi um Inverno sóbrio.

VIII. Os forasteiros passeavam pela cidade em chinelos e manga curta. Julgaram que o Inverno era meia Primavera a caminho de ser Verão. Devem ter alergia a boletins meteorológicos, ou não os incomoda a chuva que cai com uma temperatura de dez graus (a crer na sua indiferença estoica). 

IX. As nuvens viajaram para outras latitudes. O sol tomou conta do céu. A loucura continua a existir, as crianças com energia transbordante também, os engenheiros seguem desligados do mundo e os forasteiros, alguns deles, compraram casas e mudaram-se para a terra do Inverno envergonhado. 

X. E há um armazém de perdidos e achados para guarda-chuvas.

Sem comentários: