19.3.24

Dicionário da invisibilidade

The Chemical Brothers, “Get Yourself High”, in https://www.youtube.com/watch?v=cYXI344Siew

O que se abotoa na indiferença é a melhor dádiva. Ao contrário dos sequazes que ambicionam palcos cheios de olhares ávidos, o anonimato é uma bênção que dispensa deuses. 

A boca cristalina toma o poder das palavras restritas. Poucos são os que as ouvem, os que as leem. O desapego ajusta a madurez que dispensa o aval dos outros. Se muitas vezes nem o aval interior é conseguido, o aval dos outros é uma procuração indesejável. É como os aspirantes a deixarem o nome na toponímia: conforta-os a ideia de o nome ficar imortalizado numa rua, mas já não estão entre as testemunhas da proeza. 

As homenagens servidas depois da morte são marcadas a destempo. Já as homenagens feitas em vida parecem um epitáfio contumaz, como se o homenageado (ou alguém que funciona como comissário da homenagem em seu nome) precisasse de atestar a homenagem em vida. Se não fosse a ambição sem medida, se um módico de invisibilidade fosse o mapa das intenções, não seriam atraiçoados por homenagens risíveis, próprias dos que já não figuram entre os vivos. Se em vez da vaidade interior fossem colonizados por uma humildade redentora, estes profetas de si mesmos não ocupavam o tempo a alargar os domínios da sua visibilidade. Precisam de palco como se fosse oxigénio. Desamadurecem. Encolhem-se numa concha que é proporcionalmente inversa à dimensão a que aspiram. Pisam o chão lodoso da angústia de cada vez que esbarram na frustração da invisibilidade. 

O incentivo de ser invisível é saber que o chamamento da visibilidade ateia a angústia. Deixam-se os palcos intrínsecos da angústia atuar por si mesmos, sem juntar outros, gratuitos, palcos escusados. Andar pela rua a esbarrar em rostos que se nos dirigem denunciando o não anonimato ocupa a liberdade. 

É melhor trazer o dicionário da invisibilidade à distância da mão, só para o caso de ser preciso exorcizar demónios que acenam com holofotes todavia párias. Para, na posse do dicionário da invisibilidade, tomar conta da bússola que confere o norte da mirífica irrelevância.

Sem comentários: