26.1.18

O negativo

The Legendary Tigerman, “Fix of Rock’n’Roll”, in https://www.youtube.com/watch?v=Ep1CEgFhcpc    
Uma película – a reprodução, a preto e branco, de uma fotografia. Como se o rosto estivesse virado do avesso. Os ângulos ao contrário, as rugas ao contrário, os olhos olhando para o lado contrário do usual, o cabelo emendado dos seus elementos grisalhos. O negativo da fotografia. O avesso do rosto. E, todavia, um eu talvez profundamente desconhecido que se encerra naquele negativo. Pode ser que dê azo a interrogações, a fartas especulações sobre o estimado estado do avesso do eu que se dá a conhecer. O negativo destapa o véu: pedem-se alvíssaras ao avesso cujos deslimites são o presságio do negativo.
Que não haja más qualificações à partida: pode o observador exterior descair para a decadência escondida no papel desbotado do negativo. Pode julgar que, no avesso, o eu se esconde numa tumultuosa armadilha, e que desse avesso nada que seja invejável será legado ao conhecimento. Não sejam negativos os descaminhos do negativo. O lado oculto, apenas levemente insinuado no rosto aparentemente transfigurado do negativo, pode ser de melhor rês. Caso em que o avesso do avesso (ou o indivíduo que se dá a conhecer) é uma pálida representação de si mesmo – dir-se-ia, um modestamente envergonhado retrato, embaciado pelos filtros que a personagem que se situa no palco do mundo insiste em dar a conhecer. O negativo pode ter a meritória presunção de decapar a carregada maquilhagem que desfigura o rosto. Através do negativo, podemos ser o que somos sem a necessidade de nos escondermos atrás de um biombo. Deixamos de ser tresmalhados.
As cores que se emprestam ao rosto, o positivo do negativo, podem ser um embuste. Uma construção astuciosa, as cores ascendendo do seu manancial com uma nitidez impura, umas vezes desbotada, outras vez dotadas de uma luminosidade efemeramente garrida. O negativo é a melhor lente para apurar a ciosa textura do rosto, a verdadeira cepa de que se compõe a personagem. Melhor dizendo: através do negativo, às personagens são tiradas as farpelas e desagrilhoadas as algemas e, em sua nudez, aparecem com a pureza do que são.

Sem comentários: