1.3.12

Na selva não havia lei (capítulo XV)


In http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2010/11/cofre-vazio.jpg
Os magnatas eram espécie em extinção. O que não deixava de ser irónico: os revolucionários juravam que a miséria estava a acabar. Mas não podiam contar com a generosidade dos outros países. Eles teimavam no anacrónico capitalismo. Pária, esta era uma terra não recomendada pelos tiranos do sistema internacional. Para piorar, muitos magnatas evadiram-se a tempo para o exílio. Deixaram alguns pertences que foram expropriados. Mas ainda expatriaram muita abastança que fugiu ao erário público que tanto lhe queria meter o dente. Os que não fugiram tinham sepultura encomendada. Deixavam de alimentar o fisco. E os poucos sobrantes, os que andavam a monte, também deixaram de contar para o fisco.
Os revolucionários não estavam à espera desta ratoeira. Lá fora ninguém confiava neles. Não tinham crédito. Interrogavam-se, em demorados conciliábulos, como podiam desfazer esta equação. Sentiam o rumor insatisfeito do povo. E renovavam as juras: tudo se amanharia, ao encontro de uma solução a preceito. Era paradoxal o que pediam, cada vez mais com ar complacente, ao bom povo: era como se o povo fosse convidado a depositar a fé nos promitentes de um amanhã radioso. Fé por fé, algum do povo preferia a boa nova espalhada pelos sacerdotes de sotaina.
Na selva, o magnata fugidio gangrenava de um pé. Cortara-se num arbusto pontiagudo. Os leais guarda-costas já o carregavam no dorso. A ferida infecta trouxera uma febre imensa. À noite, delirava. Uma vez saltou para o pescoço de um guarda-costas e balbuciou insanidades. Entre os sons guturais só se percebeu: “que vos mato, comunistas de um raio, que vos mato por quererem matar este país!
Três dias depois de febres maiores, exangue e desidratado, num dos raros momentos de lucidez, o magnata pediu a um dos leais companheiros que se aproximasse. Sussurrou-lhe: “crava o teu punhal. Bem fundo. Acaba com este sofrimento.” O homem ficou lívido. O magnata desceu do pedestal e, pela primeira vez, cobriu-se de humildade, suplicando: “tu sabes que não tenho salvação. Prefiro morrer aqui na selva do que morrer às mãos desses traidores”.
Foi uma morte chorada pelos revolucionários no poder; lágrimas hipócritas. Menos um a engrossar o erário público.

Sem comentários: