15.5.12

Cabeçudos


In http://ipt.olhares.com/data/big/292/2926046.jpg
Suas eminências, sumidades altivas, peroram a ciência inelutável. Eles são as cátedras de onde esbofeteiam no cidadão comum toda a infinita sabedoria. Não reprimem pesporrência, que sempre lhes assenta como credencial da muita autoridade que assoma com a caução do intelecto. Passeiam a sua majestade, um olho de soslaio acompanhando o ouvido matreiro, o tísico ouvido, em demanda de comentários de nefelibatas que têm o topete de incomodar as pardas eminências.
E ai de quem saia da linha e seja maroto. Ai de quem se não lhes dirija na pose humilde, sempre de cabeça rebaixada ao solo, que os olhos não se podem cruzar com a refulgência que procede dos olhos que contagiam sabedoria. Estes, como se fossem os lacaios de um outrora desgastado pela demência da incivilidade, são desprezados pelo desdém que cavalga na nuvem onde campeia a ciência a rodos de que se dizem tutores. Quando é preciso, para deixar uns aspirantes reduzidos a uma chorosa insignificância, esbracejam erudição e uma semântica arcaica. Os desprevenidos ficam atónitos, tanta eloquência junta. Ele há melhor maneira de aferrolhar as credenciais da sapiência?
Mas depois, quando num depois qualquer, um épico personagem teima em perguntas que incomodam, a erudição desfaz-se na cortina fina da impassibilidade. Os olhos raiam-se de nervosismo, o rosto enrubesce destilando fúria por ser questionado, só faltavam as fumarolas pentear o cabelo espigado pela fúria estouvada. Os cabeçudos acantonados no seu, afinal, saber esparso. O abencerragem improvável disparara perguntas umas atrás das outras. Encostara um dos habituais cabeçudos às cordas. E quando ele já espumava de raiva, cuspindo verdades embutidas nas certezas que a catedrática pose cauciona, desfaleceu.
Veio-se a saber no dia seguinte. Primeiro, à boca pequena, depois numa estafeta da palavra que depressa contagiou os que andavam pelas tertúlias bem cultivadas. O cabeçudo-mor tinha disfarçado o achaque. Raposa velha, levou o pleito de vencida por desistência da função. Os assistentes atiraram-se que nem mastins ao jovem aspirante. A antiguidade é um posto.
E assim se joga ao jogo das verdades faz de conta (ou ao faz de conta que é verdade).

Sem comentários: