23.5.12

As cinzas devolvidas


In http://talkwiththepreacher.files.wordpress.com/2008/02/ashes.jpg
A candeia estremunhada vacila entre os dedos. A custo, rompes entre a escuridão medonha num caminho estreito, desconhecido. Os pés fazem-se ao caminho, a medo. Tacteias entre as paredes cheias de musgo, a humidade entranhando-se em teus dedos. Sentes a frescura da humidade como bálsamo que derrota os medos. Talvez na escuridão por diante venha a desenhar-se uma claridade singular.
Sob os pés, um chão aveludado. Arqueias o dorso, inclinando a candeia sobre o chão estranho. Aproximas a candeia o máximo que podes. Notas o cinzento carregado da poeira que atapeta o chão pedregoso. Uma das mãos encharcadas mete-se nessa fuligem. Esfarelas a poeira entre os dedos molhados. O que sobra cai com leveza. Dirias que aquela matéria é vestígio de uma erupção vulcânica, os sedimentos que se acamaram sobre tudo em redor. Imaginas, caso a luz viesse em substituição do breu petrificado, uma paisagem lunar, os vastos campos que não seriam verdes, uma paisagem preenchida pelo pardacento dos rebentamentos vulcânicos. Perguntas: haverá vulcão nas imediações? Estará ativo? Aquelas cinzas serão os despojos que ceifaram a vida? Haveria vida humana a habitar nas redondezas? E vida animal (que a vegetal, apesar do musgo em sinal contrário, parecia extinta pela acidulada fúria das cinzas vomitadas)?
Mais à frente, o túnel chegou a uma embocadura onde desaguavam três caminhos diferentes. Já não era o lugar acanhado por onde seguias. Não sentias sobre o pescoço o arfar da vegetação que soçobrara ao peso das cinzas pousadas. A luz da candeia tratou de fazer outras revelações: uns rebentos de vegetação, encimados por minúsculas flores lenticulares, irrompiam entre o assassino manto de cinza. Nem tudo era como pressagiaras. Ou as cinzas escondiam nutrientes que julgavas impossíveis, ou a flora era tão soberana que até a acidez letal do campo de cinzas conseguia derrotar.
No meio da noite demorada, com o reforço da titubeante candeia, percebeste que os olhos e os sentidos são atraiçoados quando se emprestam à superficialidade das amostras. E sabias, por defeito profissional, que as primeiras impressões são a deformação das representações na sua clareza. As cinzas mostraram o contrário das convenções. Sabê-lo custou-te sangue.

Sem comentários: