3.10.16

Diabo no corpo

Tricky, “Time to Dance” (Maya Jane Coles Remix), in https://www.youtube.com/watch?v=Mh_sre4xL0U
Não há voltas que o corpo dê que as não consiga voltar a dar. Não há clarões dantes apreciados que não voltem ao terreiro da luta, ao terreiro onde o corpo se endemoninha e se depõe na sua inteireza.
Louvados os perfunctórios desejos que desfreiam o corpo. Entregue aos seus deslimites, o corpo exterioriza-se, atira-se contra as fronteiras que o colocam fora de si. Dança, o corpo. Ou corre, desenfreado, sem propósito outro do que correr por aí fora. Ou fala através do desejo. Sempre imarcescível.  Parece que o corpo vem comandado de fora. Sem vontade própria. Dominado por uma entidade misteriosa. Uma entidade que, dir-se-ia, não causa bons efeitos no corpo. Deitado numa piscina de água densa, o corpo não precisa de nadar para marear à superfície. As mãos tocam nas mãos e não sentem nada. As pernas mexem-se e não há um laivo de esforço. Não há cansaço e, todavia, o corpo parece amordaçado pelo cansaço. Tremeluz. Como se estivesse com espasmos – mas não é maleita. É o diabo por dentro do corpo. A emancipação do corpo, que corta as amarras com a mente.
Os cientistas estão errados. Não é a mente que comanda o corpo. Pelo menos quando o corpo está sitiado pelo diabo. E o corpo vai a eito para as refregas que se perfilam. Sem medo. Covardemente corajoso. Ferve. O sangue por dentro do corpo está em ebulição. E tudo por fora do corpo é como se deixasse de importar, na colonização de tudo pela irrefreável vontade do corpo. É possível ver o corpo a respirar, os movimentos microscópicos dos poros abrindo-se e fechando-se na respiração e na inspiração. É possível ver o corpo a fazer desenhos no ar à sua volta, como se do corpo adejasse um fluxo contínuo de tinta fluorescente que deixasse uma peugada para memória futura.
E o corpo consagra-se num frémito, devolvendo o desejo ao altar maior que deifica o corpo. O suor é a prova viva de um corpo exaurido pelo diabo que o habita.

Sem comentários: