9.3.17

Ministério das obras por fazer


Hot Chip, “Ready for the Floor”, in https://www.youtube.com/watch?v=yhASu2OjEcQ    
Impunha-se um ministério que versasse sobre as obras por fazer. Um dos jovens turcos que eram visita diária (e demorada), advertiu:
- Mas, senhor primeiro-ministro, isso não pode ser confundido com um ministério da propaganda? E, em assim sendo, não pode o glorioso governo, um governo ao serviço do povo e, em especial, dos oprimidos, ser confundido com a execrável direita?
O chefe do governo não se importunou com a adversativa:
- Não exageres. Não lhe vamos chamar ministério da propaganda. O seu nome será ministério das obras por fazer. Não existe em mais nenhum lugar. Continuaremos a ser de uma originalidade desarmante.
Outro jovem turco, perplexo com a linha argumentativa, tomou a palavra:
- Senhor primeiro-ministro, deixe-me recordar que a originalidade é importante, mas não é critério suficiente. A originalidade deve vir de braço dado com a substância. Não leve a mal, mas não estou a entender a ideia de criar um ministério para gerir obras que estão por fazer.
Paciente, o chefe do governo empossou ares professorais, como se precisasse de aconselhar os jovens turcos que eram seu séquito próximo com o exato propósito de o aconselharem na governação.
- É claro que já pensei em tudo. Um ministério das obras por fazer é uma espécie de mnemónica. Para que os cidadãos sejam lembrados do que ainda temos de construir para melhorar o país. O ministério das obras por fazer será o fiel depositário de um contrato-promessa entre o governo e a população. Nele serão guardados, com a solenidade de documentos lacrados por notário, os planos do governo para os tempos vindouros.
Os jovens turcos agitaram-se. Ficaram sobressaltados com as ideias do chefe do governo. (Um deles, se confessasse em público o pensamento que o tomou de assalto, diria que naquele momento se interrogou o que teria o chefe do governo bebido ao almoço. E quanto.) Nenhum deles ousou importunar sua excelência. Sentiam que o chefe do governo estava a dar por concluída a conversa e o assunto. Se dúvidas tivessem, aclaravam-nas com as palavras do chefe do governo que se seguiram.
- “Presumo que o vosso silêncio dá o assunto por encerrado.” Ato contínuo, dirigiu-se ao secretário instruindo-o para “anotar, na agenda de trabalhos do próximo conselho de ministros, a criação do ministério das obras por fazer.
Destarte, a população seria periodicamente informada dos elefantes brancos a criar algum dia, não fossem a míngua de recursos e a batuta dos credores internacionais ditar que as circunstâncias jogassem a desfavor dos planos do governo. Ao menos, ninguém podia acusar o chefe do governo de não inscrever boas intenções no devir do país. Seria essa a serventia do ministério das obras por fazer: para as pessoas saberem quão magnífico e incomparável seria o seu país se o chefe do governo pudesse governar sem espartilhos externos e com o dinheiro que não há.
Afinal, dever-se-ia chamar ministério da propaganda, não imperasse o pudor semântico.

Sem comentários: