2.8.21

Os homens grandes também choram


 In Público, 30.07.21, p. 36

Diz-se que até as árvores de grande porte se abatem, porque o tempo, incomensurável na sua finitude, também lhes dita um prazo de validade. Ninguém se importuna com as lágrimas dessas (e das outras) árvores. São lágrimas invisíveis. Só as lágrimas que estão à mostra é que podem apoquentar quem as vê.

Um homem de grande porte também verte as suas lágrimas. É a confirmação de um quase lugar-comum. Não são apenas os homens que também choram. Mesmo os homens grandes e fortes não sabem como reprimir uma lágrima, que nem é furtiva (se se atender ao caudal generoso que foi fazendo o seu caminho pelo rosto abaixo).

Dizer que os homens não choram é uma farsa que já foi desmentida há tempo largo. Faltava participar o adágio no caso dos homens grandes e fortes. Nem a sua força exterior consegue dominar a força interior que se mobiliza a favor das lágrimas. Impressionamo-nos mais com as lágrimas vertidas por um homem grande e forte? Não nos devíamos impressionar com as lágrimas vertidas por vivalma. As lágrimas não são uma equação da musculatura abundante. E porque todos vertemos lágrimas e devemos dispensar a comiseração alheia quando interpretamos um pranto. Quando choramos, não é para cativar a piedade dos outros.

As lágrimas derramadas por um homem grande e forte podem causar espécie se provierem de um atleta que alcançou uma proeza desportiva. Os jogos olímpicos têm este mau condão: os concorrentes jogam uns contra e os outros e jogam grande parte da sua carreira (logo, da sua vida) num acontecimento que os efemeriza. Se não conseguem chegar ao feito a que se propunham, lamentam-se, quase que se auto-mutilam. Pedem desculpa ao país, como se o país não pensasse noutra coisa se não na participação dos desportistas – como se os desportistas, pese embora representem formalmente um país, não compitam por si e para si mesmos. Outros não se contentam com o lugar alcançado, mesmo quando ele é uma proeza para muitos praticantes da modalidade. 

O homem grande e forte que trouxe uma medalha de bronze para casa exortou a façanha maior, prometendo-a para as olimpíadas que vierem a seguir. Porque ele é bicampeão do mundo e uma medalha de bronze não é o seu lugar. Isso chega para derramar uma lágrima, ou é a pressão dos jogos que humaniza os desportistas?

Sem comentários: