21.1.22

Deus é socialista (ou o c***lho)

Cat Power, “Bad Religion” (live at the Late Show With James Corden), in https://www.youtube.com/watch?v=90qsTpEqjHA

Crónica de descostumes: deviam decretar, com força retroativa e vinculativa, a irrepreensibilidade do socialismo. A boa ciência descobrirá que até deus já se convenceu que o socialismo, e só o socialismo, oferece condições para dirimir os conflitos que sobressaltam as sociedades. A páginas tantas será dito, por deus em pessoa (perdoada que seja a contradição de termos), que ele é que inventou o socialismo e só uma pérfida conspiração de capitalistas e de decadentes opositores do socialismo impediu a revelação de ganhar voz própria.

(Vozes contrárias oporão que se deus se deixou ultrapassar pela vontade humana que se jogava contra o socialismo, é porque deus não existe e, ato contínuo, ao socialismo não pode ser imputada a sua ontologia divina, nem a condição genesíaca de que os seus advogados de defesa se protestam.)

O socialismo é sobre justiça social. É sobre a quimera de tirar aos mais ricos para oferecer ao mais pobres, com a intercessão de deus, que semeou nas mentes que diligenciam a mais avançada engenharia social as ferramentas para operar a redistribuição. Deus sempre esteve do lado dos desvalidos. É como os socialistas.

(As mesmas vozes opositoras perguntar-se-iam, perplexas, se os socialistas tiveram criação antes mesmo de deus legar a sua obra heurística sobre o planeta. Perante a magnificência do socialismo, que não seja excluída a hipótese de deus ter sido criado por socialistas primevos. A linha do tempo que cauciona o substrato da História devia mudar para a.S e d.S: antes do socialismo e depois do socialismo.)

O deus socialista não dorme em pé. Com as suas extraordinárias faculdades – entre as quais a imorredoira insónia, exigível para deus não se desacautelar e deixar os fracos e os oprimidos à mercê dos algozes que os oprimem intencionalmente –, deus não desacompanha os desprivilegiados. Encontrou empreitada suplementar: instruir os seus embaixadores na Terra para estarem de atalaia às injustiças que tornam a sociedade um lugar imperfeito. Só enquanto estiverem de atalaia podem corrigir as iniquidades. 

(Nota divina: esses embaixadores não são, contra os melhores prognósticos, os padres. São os ideólogos do socialismo e os seus executores.)

Deus não desiste de arquitetar uma sociedade melhor, mais justa, mais igual, sem as assimetrias que hoje a infetam com um abcesso purulento. Em congresso extraordinário, instruiu os socialistas embaixadores terrenos para ganharem eleições, convencendo os eleitores que eles, e só eles, estão em condições de exarar as costuras de uma sociedade prometidamente perfeita. E se aos costumes as vozes opositoras esbracejarem as porém persistentes desigualdades, apontando, ao mesmo tempo, o dedo às responsabilidades socialistas passadas na regência dos lugares, logo deus (com um afinado e afincado coro de socialistas) contraporá: deus (e o socialismo) é bondade; o seu antónimo é produto da vontade dos homens que não se reveem em deus (e no socialismo).

Ámen – e glória seja louvada ao Costa.

Sem comentários: