3.1.22

Trilogia

Dry Cleaning, “Viking Hair” (live at WFUV), in https://www.youtube.com/watch?v=nT4xa9gu3Gw

*

Não é preciso puxar o filme atrás. A memória aviva-se na cal pura que é atirada para as mãos desprotegidas. Ela sabia. Preferia fingir. Aturava as circunstâncias, quando elas eram um fundo poço sem vista para a claridade. E, todavia, perseverava. Olhava para o periscópio como a panaceia contra os males admitidos a concurso. O mundo era um lugar injusto. Admitia muitos males a concurso. E não havia quem escrutinasse essa entrada no concurso. À noite, encomendava o sono contra os sobressaltos. Podia ser que a manhã seguinte fosse a rendição de todos os males, possivelmente dissolvidos num sono justo.

**

            As nuvens tingiam o céu, escondendo o sol (que nem tímido podia ser). Se essa fosse a medida, os males inventariados estariam quase a comparecer no atlas do tempo. A incerteza esvoaçava, insinuando-se entre os galhos despidos das árvores. O ardina reformado tomava o café, lendo os jornais. Não se intimidava com os infortúnios amealhados, nem a angústia jurava pedestal à medida que o homem olhava para o tempo por diante. O ruído estridente de um autocarro a precisar de mudança de peças lembrava que os corpos se adoentam. De vez em quando, os dedos tremeluziam sob o sol que enganava o Inverno. Era o seu consolo. O ardina reformado fazia parte da maioria que se insurge contra o Inverno quando o Inverno esconde o sol nas nuvens que tingem o céu.

***

            Pela noite fora, os estroinas não desistiam da música tonitruante. O ritmo lisérgico combinava com o demais. Não falavam. Abanavam os corpos, desajeitadamente. Os olhares eram rituais – e eles entendiam-se na fala dos olhares congeminados. Um dia, alguém lhes perguntou se sabiam o que era a sedução. A palavra não integrava o seu vocabulário de intenções. Os olhares eram titulares. Os corpos eram materiais de construção. Não lhes dissessem que o hedonismo tinha de ser proscrito, que teriam de ir à procura do exílio. Não havia dinheiro que comprasse a boémia de volta. Eles foram as principais vítimas das quarentenas forçadas. No seu próprio juízo, que consideravam imparcial. Não era preciso puxar o filme atrás.

Sem comentários: