4.10.22

Os indispensáveis (choque térmico)

The Smiths, “That Joke Isn’t Funny Anymore” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=5KLN12HB-cM&list=RD5KLN12HB-cM&start_radio=1

Barriga inchada, o bigode farfalhudo (se houvesse um), pavoneando toda a soberba em cima das luzes que embaciam os outros. Pavoneando: como se fossem as aves que desfilam a penugem extravagante, tanta ufania a servir-lhes de cais, não caiam do pedestal e se estendam com fragor num chão duro de mais para a realidade que julgam tutelar. A ostentação da penugem serve de disfarce para a queda vertical.

Do alto pedestal só podem açambarcar uma queda perpendicular, na vertical, até saberem do ónus do precipício. Nada os demove. Nem o pressentimento da decadência, o obus que se acelera sobre as cabeças inúteis à medida que o crepúsculo toma a dianteira do tempo.

Não fosse pelos cemitérios, dir-se-ia que os indispensáveis são mesmos indispensáveis. Não fosse pelos cemitérios e pelos seus habitantes, que provam o significado de finitude, sem direito a contraditório. Eles não levam em conta os cemitérios, apostando um quinhão da fortuna na sua imortalidade. A exposição à altivez deixa-os mais próximos da irrelevância. Soubessem que somos todos feitos da mesma massa perecível, soubessem que a dose variável é a que nos aprisiona à vida, e não teriam a propensão para a hegemonia de si mesmos. 

Talvez tenham mais consciência do que os outros. Mais consciência de efemeridade que cicatriza as vidas. E finjam. Finjam com toda a força, deixando cair sobre si um duro manto da medida por excesso que um qualquer espelho apadrinhe em seu nome. São os mais impreparados de todos e, ao mesmo tempo, os mais alienados, eles que incessantemente bolçam a sua indispensável condição. 

Nunca chegam a dar conta que não são eles os jurados para aferirem se são indispensáveis. Comece-se por adiantar algum trabalho à sapa por diante: ser indispensável devia ser proscrito do mapa do pensamento. Os indispensáveis, tão ocupados com uma grandeza que não deixa de ser quimérica, não têm tempo para interrogar se isso aproveita a alguém (a não ser à sua colossal vaidade). 

Tanto devia ser de sobra para prescrever os indispensáveis, devolvendo-os à humildade que desaprenderam.

Sem comentários: