16.4.24

Saltimbanco

Kim Gordon, “Bye Bye” (at Jimmy Kimmel Live), in https://www.youtube.com/watch?v=h0WzhRUnr0Y 

Eram as arestas do dia que o separavam da inteireza. Sempre teve a ambição de arrematar os dias com a candeia da perfeição. Era uma ousadia, diziam alguns. Para outros, uma loucura. 

Por lugares avulsos, demandava os apeadeiros que não tinham paradeiro. Ouvira dizer, de um velho que aparentava ser sábio, que os mapas foram a pior invenção. Eram piores do que prisões mentais: só tínhamos o espaço delimitado pelos mapas, era como se não houvesse a possibilidade de mapear por fora do mapa. Devíamos – e o velho ergueu o dedo, fazendo condizer a voz com o tom grave – carregar as culpas nos colonizadores e nos que promoveram a cartografia. De acordo com os mapas, não há lugares por descobrir. O mundo de repente fecha-se sobre uma pequena concha. Torna-se mais pequeno do que umas mãos.

O saltimbanco não concordava. Visitara muitos lugares que só vinham no mapa, não estavam urdidos no tear que compunha o astrolábio pessoal. Não queria recordar o drama encomendado para o futuro pelo velho que afinal não era sábio. Os mapas mostravam um espelho do mundo, cada centímetro desnudado exposto ao olhar censório dos descuriosos da geografia. Mas não era essa a medida. Os lugares podiam ser remotos e a lonjura era dissolvida pela proximidade revelada. Essa não era a conta que tinha dos lugares desconhecidos. 

Um dia, contou o número de países. Depois, contou o número de países que estavam marcados no passaporte. Eram tantos os que não tinham entrada no passaporte! Estava longe de ser um saltimbanco (e o passaporte era o seu dicionário). Desenganou-se: o mundo é de um tamanho que ele não consegue absorver nas mãos. A menos que fosse um globo em forma de candeeiro, com a luz acesa a servir de candeia às mãos. 

Não desistiu de ser saltimbanco. Podia não ter o dinheiro para uma volta ao mundo meticulosamente orquestrada para não deixar de fora nenhum dos países inventariados. Ou podia nem ser o dinheiro: o pretexto era a falta de coragem para emalar os pertences e partir atrás dos países que não estavam marcados no passaporte. A empreitada era mais fácil do que julgara. A tecnologia deixa-nos viajar sem sairmos do lugar. Presos a mapas, todos podemos ser saltimbancos. É quando nos libertamos das algemas dos mapas. É quando somos saltimbancos e sedentários.

Sem comentários: