5.8.24

Falta de comparência

Cocteau Twins, “Pearly Dewdrops’ Drops” (live at OGWT), in https://www.youtube.com/watch?v=u0upaIZF_gA

Há dias que têm aquelas unhas arestosas que arranham a perfeição quimérica. Não são estorvos, apenas pequenas pinceladas que se intrometem entre a parede que era alva e um pincel que se candidata a ser autor material de um grafiti. 

O murmúrio soa mais alto do que a maresia matinal. Vozes apagadas sobem aos ouvidos como se fossem archotes materiais só à espera de uma combustão. Os bichos lambem o sangue do chão, atestando a repugnância. É preferível ser falta de comparência. A omissão das misérias não as rasura, mas um certo conforto, oportunista e ensimesmado, dispensa a verificação dessas misérias comissionadas.

Em contraste com o murmúrio, os fala-barato tartamudeiam palavras que se encavalitam. Antes estivessem à revelia do espetáculo tortuoso que afina o macabro. Instale-se um tribunal marcial para sentenciar a fala gongórica dos fala-barato. Sob protesto de uma casta, pese embora também se apoquente com a facúndia dos fala-barato: não se pode condená-los ao silêncio, têm o direito a bolçar as palavras habitualmente terroristas da semântica e da gramática sem lesar a sua liberdade de expressão. Não queiram cotejar duas liberdades antagónicas.

A fibra dos teimosos é das mais duras que se pode conceber. Como uma pele retirada da carcaça de um animal morto em lúdica caça (dizem os caçadores, que não são capazes de se colocar na posição da presa) e que se usa como matéria-prima de sapatos, casacos e carteiras de senhora. 

É invisível a tribo que se reúne em confraria assídua. Estão lá os nomes, as vozes, pressupõe-se que as bocas também, um módico de pensamento sob pena de ser uma tribo vacante. Os de fora, treinados para a superficialidade das aparências, concluem sem delongas: vai ser marcada falta de comparência a toda aquela gente. E mais: uma tribo sem gente deixou de ser uma tribo. Mesmo que mais tarde seja reanimada por antigos sócios e gente que quer sócia da confraria. 

A falta de comparência é a ausência que se arrasta num instante. Não peçam aos ausentes para fazerem prova de vida se eles abraçaram a resolução de serem intencionalmente ausentes. 

Sem comentários: