6.11.17

Anjo cego

Moderat, “Let in the Light”, in https://www.youtube.com/watch?v=vQCwwnzkJ2Y    
Um Braille a preceito, agora que tudo era escuro e as mãos apenas conseguiam tatear as paredes, os olhos vedados a tudo. Pediam opiniões, ainda assim. Bem dizia não ser possível, atendendo às trevas que eram venda sobreposta no olhar – o que deixava as opiniões para memória futura. Ou conselhos; também pediam conselhos: recusando a exasperação (num dia dominado pela elevada bitola da paciência), disfarçou o incómodo que o assalta quando pedem conselhos: continuava a ter a certeza que era a pior pessoa a quem os conselhos podiam ser demandados.
Entendeu a escuridão como uma dádiva. E como somos atraídos por paradoxos – pois sempre estivera desconfortável com a ausência de luz (foi invadido por memórias de quando se deitava e não apagava a luz sob pena de demorada insónia, ou de ser tomado por temíveis pesadelos); desta vez, queria que as trevas se demorassem para ter mão no sossego, para se poder encontrar por dentro da solidão, sem as inoportunas solicitações, sem gente vária a chegar com convites para opiniões ou para generosos e, impossivelmente, catedráticos conselhos.
Uma vez, num dia invadido pela impaciência (ao contrário deste), retorquiu, irascível, a alguém que foi ao seu encontro à espera de aconselhamento, que as pessoas deviam tomar conta delas mesmas, sem esperarem ter tutores fora de si que por elas selassem as decisões que não tinham coragem para tomar. A outra pessoa reagiu como se a intimidação tivesse desabado sobre si. Ficou boquiaberta, com o esgar de quem tinha perdido o chão sob os pés e tinha sido golpeada pela usura da deceção. Foi então que admitiu ser remédio para estas a moléstias que, a bem de alguma urbanidade, procurava dar resposta (não convincente, por forçada e por ter a impressão que não podia servir de exemplo nem sequer para ele próprio). A outra pessoa nunca mais o procurou.
A recordação veio na espuma do pensamento acrisolado, enquanto a escuridão se demorava no lugar desconhecido. Fermentava a hipótese de só ter a ganhar com irascíveis respostas que, ao afastarem de si os que dantes dele procuravam amparo no aconselhamento, o libertavam para tentar domar as suas inquietações. Que eram de sobra. Dispensava que a elas se sobrepusessem as inquietações de outros.

Sem comentários: