14.6.21

Ácido acetilsalicílico

Trentmøller, “Shaded Moon”, in https://www.youtube.com/watch?v=VQBpvCM6hUQ

Não vão à montanha erma os espíritos decapitados de vontade. Se fossem candeias, em vez de sombras, a ditar o compêndio do comportamento, seriam triviais as desconfianças sobre o devir do mundo. Mas eles precisam da andança, como se fosse a sua interior peregrinação.

Os arranjos com os anjos avulsos não determinam ponta de serenidade. Os escombros não vacilam. Eles tomam conta da paisagem, numa espécie de despaisagem que desprotege os espíritos a soldo. As convulsões são a combustão do sangue, e não é pelos melhores motivos. As palavras de consolo não chegam a ser um bálsamo. O palco é frágil. O corpo que se abeira do miradouro não sabe que o lugar é sobranceiro a um abismo. Ninguém o precatou das vertigens.

E, todavia, é preciso atravessar uma demorada e aparentemente quebradiça ponte sobre o desfiladeiro. A ponte e o desfiladeiro não vinham assinalados no mapa. Dizem que é preferível ficarem no anonimato: se tivessem direito a ser cartografados, haveria muita gente a desistir da empreitada. Às vezes, as pessoas têm de ser confrontadas com os medos. Sem pré-aviso. Têm de arranjar as forças (ou apenas o critério) para se emanciparem dos fantasmas que as perseguem no limiar da vontade.

Os operadores das almas (que de si mesmos se têm como gurus espirituais – sem que lhes tenha sido comissionada a comenda) sugerem a terapêutica como prevenção dos medos que possam limitar a vontade. Não há outro remédio que não seja atravessar a ponte. Não o fazer é uma escolha entre dois males. E é difícil antecipar qual dos dois é o pior. Adverte-se para a improcedência da hipótese que faz avançar os peregrinos contra a surpresa do desconhecido mediante a sua prévia medicação. O pânico será uma hostilidade a destempo. É preferível que as pessoas sejam duramente atingidas por uma intempérie e tenham de desfazer as suas reservas mentais, o desembaraço como critério. Convidá-las a serem o pressentimento do medo devolve a contrapartida do medo antes do tempo. 

O tratamento de choque é o método aconselhável. A medicação fica para o que vier depois. 

Sem comentários: