3.11.21

O indisfarçável (“Eu não servia para agente secreto”, ou ao antónimo do 007)

Spoon, “The Hardest Cut”, in https://www.youtube.com/watch?v=i4vl4T1hEuQ

Nem com a melhor da maquilhagem conseguia ser um disfarce de si mesmo. Atirava-se, sem comedimentos, aos que auguravam um confortável sucesso como agente secreto: “eu não servia para agente secreto. Sou indisfarçável. O antónimo do 007.”

E não foi por não tentar. Quando foi acometido por uma crise existencial, sem saber o que fazer à carreira, logo depois de ter abandonado as Finanças (onde trepou na hierarquia até ao posto de inspetor-principal), tentou os serviços secretos. Ainda hoje está fora da compreensão a súbita pulsão pelos serviços secretos. Podia ter escolhido os submarinos, ou a ajuda humanitária num pobre país africano, ou a carreira diplomática, ou as organizações internacionais (candidatas não faltavam), ou um qualquer submundo. Ficou-se pelos serviços secretos. 

Foi aos exames, sem convicção. Durante o processo de recrutamento, cada alvorada parecia um fio à meada sem paradeiro. Era como se estivesse num mapa estranho e ele órfão nessa geografia. Sem convicção, foi saltando as etapas eliminatórias. Na hora H, quando tudo se encaminhava para ser agente secreto, faltou à derradeira incumbência. Devia ter bons predicados para a função. Apesar de ter faltado àquela incumbência (estava escrito no regulamento, com clareza: “os faltosos serão automaticamente eliminados do processo de recrutamento”), um dos chefes chamou-o ao gabinete. Faltou, outra vez. Receava ter de sucumbir à persuasão do manda-chuva. Nessa altura, já tinha tomado a decisão: não servia para agente secreto.

Um dos melhores amigos, o único que estava ao corrente deste processo, continuava atónito, agora em medida dupla. Nunca percebera por que o amigo concorreu aos serviços secretos. Um dia disse-lhe: 

Tu nem no Carnaval te consegues disfarçar. És a pessoa mais indisfarçável que conheço. Estás nos antípodas dos serviços secretos. Continuas a teimar na imprevisibilidade.

- Tens razão. Ainda por cima, atenta contra os nossos princípios anárquicos...

E agora, que estavas com um pé dentro dos serviços secretos, decides vir embora sem dizer nada!

- É a imprevisibilidade de que falas. Ou então, apenas não sei o que quero. Para saber o que não quero, tenho de estar às suas portas para me autoexcluir.

Sem comentários: