14.12.21

A ironia do ódio

James Blake, “Say What You Will” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=3OLIHFi7Mb8

Sem os escudos que açambarcam a cor da alma. Apenas as palavras inteiras, desmatadas de privilégios que incarnam na dissimulação. Agigantam-se as marés interiores. O magma sente-se no voluteio das veias, à medida que a combustão encima o dia e a lucidez se perde numa hipoteca. Dizem: de que servem os sismos interiores, se os outros não são para eles convocados? 

Odeia-se. A rodos. Odeia-se, ou pretende-se que o ódio eviscera os outros, alvos escolhidos para a farsa em que é servido o ódio. Nunca vi cabalmente definido o ódio. Na extravagância dos sentidos, os sentidos são confundidos, multiplicados por expoentes que os transfiguram. Um desprazer momentâneo traduzido em ódio, ou uma série que se prolonga no tempo, exaurindo as forças à medida que os intérpretes estão convencidos do ódio que cavalga na espuma dos poros.

Há quem se alimente de ódio (se souberem definir, cabalmente, o ódio). Eu julgo que são aqueles que estão fora da sua própria pele, porque não sabem conviver com o eu que lhes calhou em fado. Não o admitem. Não podem dar parte de fraco: se o ódio em que se consomem fosse o avesso da sua pele, o ódio pelos outros seria o esconderijo onde dos olhos dos demais ocultariam o desprazer de serem. Não se diga que o ódio não é o recorte da mais fina ironia.

O ódio é a continuação do narcisismo virado do avesso por outros meios. Só os fugitivos, os que procuram refúgio da sua própria existência insuportável, são procuradores do ódio. Se pudessem não seriam quem são. Sabendo que o fingimento, não sendo improcedente, não é curadoria destes males, assoberbam-se em sucessivas camadas de ódio. Não se lhes conhece um gesto fortuitamente bondoso. Não rimam com os outros, deles perenemente desconfiados por suspeitarem que são apenas a vertiginosa página encardida de onde eles próprios são bolçados. 

Os que amparam este ódio visceral são apenas a circunferência de onde refrangem os que não sabem se não hospedar o ódio. Os outros, assim odiados, são os vários palimpsestos dos que bem-sucedidos foram no tirocínio do ódio. 

Sem comentários: