6.12.21

Despenhamento perpendicular

The White Stripes, “Screwdriver” (Live), in https://www.youtube.com/watch?v=kjC8zKByvls

Todas as preces enfeitadas no relógio que está sempre atrasado. Como se fosse uma ilha perene e todos fossem a água que o cerca. Não tenciona ser exemplo. Não adormece convencido da benevolência do mundo nem da vingança dos justos. A matéria compõe-se de palavras que se agigantam contra o silêncio. Ainda ninguém o advertiu que o silêncio devia ser banido.

Na balsa onde se serve a pele experimentada, titubeiam os atores que subiram a palco. Esclareça-se o estatuto: foram todos convidados e não havia intrusos. As palavras amontoavam-se num indisfarçável cortejo de loucas tágides, como se esperassem que amanhã fosse o dia vulcão. Mas depressa se instituiu o repouso quando o sono derrotou a alegoria dos bacantes. Não havia vinho que fosse excessivo. Todos sentiam um levitar incansável. Se lhes dissessem que estavam na posse de asas, acreditavam. Talvez fosse a altura de procurarem o despenhamento. Mas faltava um precipício. A planície era o palco. Agora, todos falavam em alemão. Mas não se entendiam mutuamente. O sonho estava a uns milímetros de se tornar um pesadelo. Ninguém transigiu. Continuavam a improvisar as tiradas de um enredo que se escrevia à medida da latência dos relógios que ornamentavam a sala. 

Alguém perguntou: “o que são vinte e três horas?” Nada, a título de resposta. Não se soube se não havia resposta, ou se ninguém se importou com a interrogação. As pessoas que subiram a palco pareciam silhuetas errantes, como se fossem apenas o desenho dos seus limites, sem conteúdo. Ora se atropelavam, ora atingiam o auge da inércia quando estacionavam na bordadura do palco, olhando enigmaticamente como se a audiência fosse o horizonte. 

Talvez o horizonte fossem os olhos situados na audiência e os atores procurassem um porto de abrigo que os retirasse da antessala do precipício. Não sabiam, num invisível movimento rotativo que segredava o paradoxo que os alojava. Aqueles olhos eram arneses que os impediam de um salto no vazio. Não sabiam, mas um golpe de vento sussurrava: não tinham nada a ganhar com o despenhamento perpendicular. 

Sem comentários: