21.12.21

Lado B

No Words Left, “21 Grams”, in https://www.youtube.com/watch?v=7kkFi0ZarcY

Era no tempo em que os discos tinham um lado B, o parente pobre da música que o lado A dava à estampa. A música do lado B ficava destinada ao anonimato. Só um punhado de especialistas seriam capazes de a nomear. Hoje, tudo ficou mais democrático. Não há lados – vem tudo no mesmo lado, sem ordens de primeira ou de segunda grandeza.

O tempo do lado B era quando a injustiça não ecoava do lado menos nobre. Ninguém protestava. Ninguém desafiava os critérios de inventariação do lado A e do lado B. Eram um dado adquirido. Esse era o pior lado da moeda: éramos abúlicos, consumidores passivos dos lados A e B e, pior ainda, muitas vezes propositadamente omitindo a existência do lado B.

Mas depois crescemos. E a tecnologia connosco. (Ou o oposto, não vem ao acaso apurar a ordem dos fatores.) Não queríamos saber o que pertence ao lado A e ao lado B. Despachamos os lugares-comuns e escolhemos, sem concessões aos deveres adquiridos, o que entronizamos como lado A e lado B. Até que, numa perícia das nossas capacidades, já não deixávamos que um lado A existisse e que o lado B fosse entendido como a sobra de menor igualha. Mais tarde, se a rebeldia nos abraçou numa encruzilhada do tempo, voltámos a admitir o equinócio dos lados A e B para intencionalmente preferirmos o lado B. Armámos guarda em favor da minoria. Investimo-nos como minoria.

O lado B constituiu-se no lado principal. Recusámos a adulteração da terminologia: não dizemos que o lado B, por ter sido preferido, passou a ser o lado A. O lado B continua a ser o lado B, só que mais importante do que o lado A. Os atritos da conformidade ganham irrelevância. Assim como a popularidade do lado A, depressa conduzido ao abismo da indiferença.  

Sem comentários: