29.12.21

Os arranha-céus são uma mentira

Massive Attack and Liz Frazer, “Teardrop” (live at Later With Jools Holland), in https://www.youtube.com/watch?v=KVHFHZCVLe4

Não digam às criancinhas que os arranha-céus se chamam arranha-céus, não vão elas, embeberadas na sua ingenuidade, considerar a hipótese de os arranha-céus conseguirem arranhar o céu.

Admita-se, em hipótese sujeita a verificação empírica, que os arranha-céus podem reivindicar o nome por que se dão a conhecer. Poderão argumentar que são tão altos que conseguem arranhar os céus. Nem assim a hipótese é de considerar por razões de ordem semântica e de ordem cósmica: não existem céus, o céu é só um. A dar caução à hipótese sujeita ainda a teste, os tão altos edifícios dever-se-iam chamar “arranha-céu”. Se a eles se quisessem referir no plural, teriam as convenções gramaticais de ser alteradas para se escrever “arranhas-céu”. 

Contudo, a hipótese sujeita a verificação empírica não passaria no exame. Os edifícios que se chamam arranha-céus são muito altos, tão altos que irrompem para o céu, parecendo que o chegam a tocar. Só assim acontece quando o teto de nuvens está baixo e a parte mais alta dos arranha-céus fica escondida dentro das nuvens. Fora desta hipótese, os arranha-céus apenas parecem rivalizar com a estatura do céu. Por mais recordes que sejam batidos na construção de arranha-céus, os edifícios ficam longe de chegar perto do céu. Não passam de ilusão de ótica quando são observados à distância, parecendo, por causa dessa ilusão de ótica, que chegam a beijar o céu (e esta seria a imagem mais fidedigna). 

Por isso, estes edifícios deviam mudar de nome para não trazerem os petizes amarrados a uma ilusão. Uma ilusão parecida com os arranha-céus construídos em Moscovo durante a era dos sovietes e que foram um postal ilustrado da propaganda do regime. Não terão contestado, os súbditos mais ortodoxos, a contradição de termos entre os arranha-céus e o comunismo enquanto regime nos antípodas do capitalismo? É que lançar pedra para a edificação de um arranha-céus era uma concessão a um modismo que começou nos Estados Unidos – logo, uma concessão ao capitalismo, porventura não identificada como tal. 

Se a questão fosse perscrutada com critério, ver-se-ia que os moscovitas arranha-céus eram mais uns prédios muito altos que arranhavam o céu da boca do comunismo. Ao que parece, é tão fácil enganar crianças como comunistas.

Sem comentários: