8.9.22

As furnas frias

Iceage, “Shake the Feeling”, in https://www.youtube.com/watch?v=wzvFof493ZY

A manhã fria desamarra-se da anestesia que foi sua véspera. Há noites suadas, dominadas pelos pesadelos que nunca são convidados para o sono. Sabia que há coisas que se supõem banais; elas sobrepõem-se à sua vontade, por isso as remete para a banalidade. Nessa condição, impingem-se na sua contingência, sem nenhuma validade interior.

Essas noites congeminadas por pesadelos são cenários de surrealismo. Quando os vestígios do pesadelo vêm à superfície (quase sempre por acaso, largas horas depois do pesadelo ter sido narrado em segredo), ficam por entender as suas sinuosidades. A combinação de atores, circunstâncias e acontecimentos atira o palco para o domínio do inviável, uma sumptuosidade que, por dentro dos pesadelos, se perfuma com a sua própria inviabilidade. É como se fosse impossível o impossível acontecer, devolvendo a impossibilidade a uma impossibilidade a ela maior, estrutural e centrípeta. Os sonhos em geral, e os pesadelos em particular, são averbamentos da impossibilidade que se transfigura em rostos possíveis.

Depois da repentina lembrança do pesadelo pretérito, o pensamento refugia-se nas furnas que não têm morada certa. As furnas têm paredes álgidas, tão álgidas que as mãos se ferem se nelas se ampararem. A frialdade das furnas é um desconvite à sua pertença. Notou que estar nas furnas também não tem filiação na vontade: estar nas furnas frias é um ato exterior, sente-se sitiado de cada vez que um pesadelo sem convite o encomenda para as furnas.

Um dia, percebeu a intenção dos pesadelos que assombram o sono. Atuam como uma provação. Ao ser desafiado pelos vultos que ensombrecem um pesadelo, era como se fosse submetido a desafios que depois podiam passar no palco que dá acolhimento à matéria sensível. Os pesadelos são o tirocínio para esses desafios, se mais tarde a congeminação dos palcos determinar o seu apuro. E entendeu a fantasmagórica aparição da furna fria como paradeiro dos pesadelos sem convite: eles só podem passar num ermo onde ninguém queira estar. 

Os pesadelos não se tributam na gratuitidade das profecias que sussurrem no vento dominante. Encerram um ónus. Cabe ao ator involuntário dos pesadelos perceber os seus sinais.

Sem comentários: