10.5.23

Uma vacina para toda a obra

Slowdive, “Star Roving” (live on KEXP), in https://www.youtube.com/watch?v=Aw3qv0ltEmY

Fizesses ioga, ou fosses a uma casa de fados (se tivesses a garantia de que fadistas castiços estavam no plano da sala), ou, apenas, fosses exílio por dentro da tua pele, e tu, pastor de ti mesmo, não precisavas de exibir o patíbulo onde te sentavas. 

Fosses ao cinema ver um filme sérvio sem legendas, ou ao mercado central só para ouvires os pregões das varinas, ou então, em última instância, passeasses vagarosamente junto ao rio para perceberes as estrofes hasteadas pelo odor tão característico do rio como se fossem o hino a que nunca aderiste.

Fosses um vulto escondido, ou juiz em causa alheia, hipótese que manifestamente desagradava, fosses a encarnação de uma borboleta a aproveitar o corrimão da Primavera, ou o homem distintivo, cheio de superioridade moral para esbofetear nos outros e, todavia, assíduo visitante dos presbitérios para expiares os inconfessáveis podres.

Fosses o cimento de outras pessoas (não tivesses um pacto secreto com a solidão), fosses o improvável artífice de milagres não solicitados, ou apenas aquele peão que anda à procura de um tabuleiro para poder ser peça de um jogo.

Fosses o mecenas dos disparates que se amontoam no fio do horizonte, tu, caixeiro-viajante de causas improváveis, das causas que se desviam dos índices da popularidade, fosses responsável pelo inventário das frivolidades que matam o tempo, ou apenas mais um que se alimenta da indiferença em que todos vegetam.

Fosses o penhor dos vulcões submersos, estiolando as pálpebras cansadas que se deitam sobre o olhar em capitulação, fosses embaixador de algo por saber, ou candidato à toponímia se não tivesses um código de conduta que afasta a popularidade.

Fosses o âmago das matérias que curam as angústias, o esculápio que desamedronta as maleitas arrancadas à ossatura da sociedade, ou o penhor das palavras sem pré-aviso que se totalizam nas páginas impermeáveis à idolatria, e tu, baleia entre anões, à sua mercê, tão pequeno. 

Fosses a vacina em ti mesmo aplicada e terias como saber que os disfarces que aliviam a linhagem do mundo são de cepa pior. Fosses o lugar onde a vacina para toda a obra é forjada. E não precisavas de te exilar de ti mesmo.

Sem comentários: