30.11.22

Três tretas dos trastes

Frankie Goes to Hollywood, “Relax” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=WMlUhIi5N-g

Ondas hertzianas: o batismo correu mal e o nascituro, ao deixar de o ser, abjurou a jura metafísica. Alistou-se no exército dos trastes. Não havia redenção à sua medida. Outro atraiçoou a própria alma (dizia-se, sem serem adiantadas provas). Um terceiro era embaixador da desonestidade. Todos pareciam pimpões, mestres na retórica, convincentemente vendendo o invendível, defendendo o que mais ninguém defendia, impecavelmente desfilando os smokings na lama que era o seu habitatnatural.

Três eram os trastes e não se conheciam. À vez, eram autores de tretas inomináveis. A pose solene, quase aristocrática, escondia todos os alçapões por onde eram apanhados os descuidados que se deitavam no emaranhado das insuspeitas conspirações. Só depois de cominadas as tretas é que as vítimas se apercebiam do seu estatuto (de vítimas). Os trastes não deixavam vestígios. Pareciam fantasmas, depois de consumadas as tretas.

Um dia coincidiram no mesmo lugar. Só estavam eles. Olharam uns para os outros, com a pose garbosa que vinha a preceito das ocasiões solenes em que fingiam ser gente de gabarito. Cada um interiorizou que os outros eram as vítimas ideais para o logro do dia. Nenhum sabia que os outros eram tão diligentes na arte. Prometia ser aparatoso. 

Um deles tomou a palavra. Queria enganar os outros dois com um só golpe de asa. Aparentava ser o mais ousado. Os outros dois não foram tão ambiciosos. O segundo traste queria enganar o terceiro traste e este apontou a artilharia ao primeiro traste. Falavam todos ao mesmo tempo. A definição acabada de cacofonia. Salvaram-se uns dos outros porque, no meio da cacofonia, ninguém entendia ninguém – ou, em hermenêutica alternativa, todos fingiam que não percebiam o que era dito pelos outros dois à medida que contribuíam para a cacofonia reinante com a sua dose de arrazoado prolixo.

Todos prometeram a todos que iam pensar nos assuntos. Todos sabiam que eram candidatos a vítimas, virando-se o feitiço contra o feiticeiro. Naquele dia, as tretas dos três trastes não vingaram. Anularam-se uns aos outros. Salvaram-se, ao menos num dia, de serem mentirosos profissionais. Prometeram encontrar-se amiúde. Para contrariar a sua natureza. 

Sem comentários: